• InicioPostagens RecentesEdifique Sua Mente!FilosofiaPensamentosFique Por Dentro!AgnosticismoAteismoBig BangBuddhaCiencia X ReligiaoConecimento CientificoDeismoIdeologia X AlienacaoReligiaoLearn English!ExtrasCuriosidades

    Mundo Estranho

    Cafe Escritor

    _____________________

    Albert Einstein

    "O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é, por si só, parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior."

    _____________________

  • Coment. Recentes:

    Claudio Rennó em Brasil está entre as se…
    thalhes em Inglês não…
    dorinha em Inglês não…
    wendy karoline em Inglês não…
    wlm em Inglês não…
    Dmingos José dos San… em Feira de Santana – …
    Talita em Inglês não…
    rivaldo em Inglês não…
    Ísis em Inglês não…
    Janaina em Inglês não…
    ayra em História da Líng…
    ayra em História da Líng…
    Fernando Borges em Inglês não…
    paulo cezar bastos d… em Feira de Santana – …
    Django Fidélis em O Mito da Caverna de Plat…
  • Arquivo:

Feira de Santana – BA

Feira de Santana

→ Origem: Times Square

 

Avenida Getúlio Vargas

Em meados do século XVIII, os donos da Fazenda Sant’Anna dos Olhos D’Água, Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa, construiram uma capela dedicada a Nossa Senhora Sant’Anna. Esta, por sua localização privilegiada, passou a ser ponto de referência para aqueles que trafegavam naquela região.

Praça de AlimentaçãoNo final do século, o desenvolvimento do comércio, em particular de gado, deu origem a uma feira, que acabou por se transformar em um centro de negócios. Com o grande número de feirantes, o povoado foi forçado a progredir. Ruas foram abertas, facilitando o trânsito; lojas começaram a aparecer em grande número; e, assim, foi chegando o progresso.

Em 1833, foram criados o município e a vila, com o território desmembrado de Cachoeira e constituído pelas freguesias de São José das Itapororocas, Sagrado Coração de Jesus do Perdão e Sant’Anna do Comissão (atual Ipirá).

Monumento ao CaminhoneiroPassou a ser cidade em 1873, com o nome de Cidade Comercial de Feira de Santana. Em 1938, esta denominação foi simplificada para Feira de Santana. A “Princesa do Sertão” – nome dado por Rui Barbosa, numa visita à cidade, em 1919, pela sua posição geográfica privilegiada, (maior entroncamento rodoviário do Norte/Nordeste do país) vem experimentando um processo de evolução sem precedente no Estado, permanecendo, assim, fiel ao seu passado de sempre crescer e produzir.

Atualmente Feira de Santana é a 2ª maior cidade do Estado [e 31º do País], e tem como atividades econômicas principais o comércio, indústria, serviços, agricultura e pecuária.

Avenida Presidente Dutra

São poucos, hoje no Brasil, os municípios com os índices de crescimento que se verificam em Feira de Santana. Sendo, desde a sua fundação, um lugar destinado ao desenvolvimento, o município é o segundo maior pólo comercial da Bahia e um dos mais importantes, e fortes, do país.

 Praça da BandeiraO seu comércio sempre foi vigoroso e abastece um grande número de cidades circunvizinhas e age sobre uma população superior a alguns milhões de habitantes.

Possuidora de um grande rebanho bovino, a praça de Feira de Santana figura entre as cinco maiores do Brasil em volume de negócios, obviamente devido a sua forte vocação pecuária que remonta desde a sua fundação.

No campo da indústria, Feira de Santana deu um grande salto na década de 70, em virtude da criação do Centro Industrial do Subaé. A partir daí muitas indústrias se instalaram no município tais como: Pirelli Pneus, Jossan da Bahia, Cervejaria Kaiser, Refrigerantes da Bahia (Coca-Cola), Locarpe Embalagens, Parmalat, Química Geral do Nordeste, Nestlé, etc.

 Horizonte do Centro de Feira de Santana

Devido ao seu grande número de lençóis freáticos e de lagoas, houve, durante muito tempo, o medo da construção grandes edificações na cidade. Por isso, o crescimento da cidade foi predominantemente horizontal. Mas, nos últimos anos, graças às novas tecnologias e quebra de alguns mitos a respeito, Feira de Santana vem apresentando um crescimento vertical como nunca em sua história. A cada ano, cada vez mais verifica-se a expansão da cidade rumo aos céus.

Foto noturna de Feira de SantanaE não é só isso, grandes obras públicas estão sendo realizadas por toda a cidade como construção de viadutos, do Parque da Cidade, do Centro de Convenções, várias praças, reformas de prédios antigos, etc.

Tornou-se uma febre na cidade a construção de condomínios. Olhando por imagens de satélite, a cidade parece ter sido planejada. Tenho uma professora que diz que a construção de condomínios é um retrocesso ao período da Idade Média… E, quer saber, estou de acordo. Estão se multiplicando como uma “praga”. Em todo canto há pelo menos um ou dois. As pessoas estão cada vez mais sendo reféns da criminalidade, criando suas “fortaleza feldais modernas”.

Feira de Santana é predominantemente plana, com poucas ladeiras e  sem morros na zona urbana. Grandes avenidas cortam a cidade e maior parte das ruas são largas e longas.

Mapa da Cidade Durante um bom tempo a cidade ficou concentrada dentro de um imenso rodo-anel – o chamado Anel ou Avenida de Contorno. Hoje há um grande e rápido crescimento em direção aos extremos norte e sul da cidade, deixando-a com um aspecto vertical e não mais circular como há anos atrás.

Feira de Santana é um mix de cultura do Recôncavo Baiano com cultura do Sertão, mas observa-se cada vez mais rumos ao cosmopolitismo. Devido a ser o portão obrigatório entre o Sul e o Norte/Nordeste do Brasil,  pessoas de várias partes do País passam por aqui, influenciando nos hábitos e contumes locais. Difícil é encontrar um padrão dialetal na cidade. Recentemente, encontra-se também um acentuado número de estrangeiros na cidade. Provenientes de países da América Latina, como o Peru e Bolívia, e de países asiáticos, como China e Coréia do Sul, além dos Mórmons – grupo de religiosos americanos – e de outros lugares do mundo em reduzida quantidade.

Retornar ao Topo da Página

About these ads

2 Respostas

  1. é uma verdadeira miragem ve Feira de Santana ontem e hojé, mais é satisfatorio essa miragem!!! adoro essa cidade do meu coração.

  2. quero Saber como este limite onde tem o nome Fraternidade tem 04 km ate chegar nos limites certo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: